Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ganhamos ! Grande equipa! Grande Engenheiro!
Comecei a acreditar que íamos ganhar quando a taróloga da SIC disse que seriamos campeões, depois de nas cartas ter saído o "carro" e o "sol". Até foi buscar, segundo a senhora, "um baralho especial", para o efeito.
Isto tudo faz mais sentido quando a seleção tem também ela uma aura sobrenatural: Ronaldo disse saber que Éder ia marcar; Fernando Santos informara mulher que só regressava dia 11 a Portugal com a taça; Rui Patrício, que defendeu tudo, na bola que foi ao poste, na parte final do jogo, deixou-a passar, pois não valia a maçada de se esticar; e até eu achei que com William, Adrien, e Renato Sanches, teríamos mais hipóteses.
Da minha parte faço mea-culpa nas críticas que fiz ao Fernando Santos, mas o engenheiro é completamente sádico: tinha tudo planeado para arrebatar o caneco à custa dos franceses, sem o Ronaldo, e com um golo do Eder. Nem a bruxa da SIC se atrevia a adivinhar isto.
Sinceramente cheguei a julgar que Eder nem estava no banco e tinha ido ver a Torre Eiffel para aproveitar a última noite, dado ter jogado até à data 5 minutos em 6 jogos. Afinal a estratégia de Fernando Santos era esconder o Éder para a final. Quando Éder entrou os franceses nem o conheciam, e por momentos devem ter pensado que era uma invasão de campo para pedir a camisola ao árbitro para colocar na vitrine da seleção francesa junto ao troféu. Didier Dechamps, treinador da França, até perguntou ao adjunto: "este gajo não é nosso"?
Ronaldo tem dezenas de golos pela seleção; Messi outros tantos; Eder tem um golo oficial que deu um título de campeão da Europa. Se fosse ao Éder deixava o futebol para não envergonhar mais Ronaldo e Messi. Para terminar este assunto, ao contrário do que parecia só eu é que não achava o Éder um Ronaldo. Ontem conheci milhões de pessoas que sempre acharam que a seleção era o Éder e mais 5. Sim, porque já é tão craque, que a partir dos próximos jogos vamos entrar só com 5 jogadores para dar hipóteses aos adversários. O golo que marcou foi só a cereja no topo do bolo numa seleção nacional bafejada em muitos períodos pela felicidade, assemelhando-se em momentos a ganhar o euromilhões sem pôr o boletim, como no golo que a Islândia marcou aos 94 minutos. Para as casas de apostas, o Éder decidir a final, era mais difícil que o Leicester ganhar a Liga Inglesa. No entanto, desde que entrou, mais uma vez fez-me enfiar a viola no saco. E espero que continue até deixar de jogar à bola!
Fernando Santos fechou a conferência de imprensa com chave de ouro a falar em grego. A pergunta que fica é: será que Fernando Santos nos primeiros jogos dava as instruções em grego?
Se não bastasse tudo o que de estranho se passou à volta da equipa nacional, para terminar em beleza, Ágata resolveu tirar uma foto de bikini para apoiar a seleção. Se repararam a selecção não jogou nada de especial durante 70 minutos. Dito isto estou em condições de partilhar a razão pela qual os jogadores fizeram os restantes 50 minutos de elevada qualidade: tiveram a certeza que a Ágata não tirava o bikini se Portugal ganhasse. Não vale tudo por causa do futebol. Ver a Ágata despida equivale a uma sanção da União Europeia, com a agravante de haver trauma para o futuro. A partir daí fomos para cima deles, e todos sabemos como acabou.
Didier Dechamps contou com um árbitro amigo, jogar em casa, craques, 50 mil nas bancadas, mas não contou com a alma lusitana, nem com a fé, dedicação, e honestidade do engenheiro, que envolveu toda a equipa numa grande família. A bazófia dos franceses levou com a tal justiça divina. Falavam que "limpamos" a Croácia, a Polónia e o País de Gales, insinuando implicitamente que os portugueses em França trabalham nas limpezas. Uma chatice, pois acabamos por "limpar" ainda os franceses e o caneco!
Viva Portugal! Estou muito feliz!
Soltas:
O Presidente Marcelo vai condecorar os jogadores da seleção. Para variar, depois de Cavaco, é uma lufada de ar fresco, premiar alguém que "deu" alguma coisa aos portugueses em vez de tirar.
Já pagaram a música de apoio à seleção ao Pedro Abrunhosa, ou ainda estamos naquele período que se pode rescindir o contrato?
Também gostei imenso dos franceses não terem posto a Torre Eiffel com as cores de Portugal, como previsto, e sim as da França. Foi ainda mais saboroso termos a verdadeira noção da azia dos "avecs", que pelo menos chegou à altura da Torre Eiffel, ou a um melão que não passa no Arco do triunfo.
Não percebo nada de futebol e como soube bem confirmar isso.
Fernando Santos colheu os frutos da boa pessoa que é. Continua a valer a pena ter valores. Não acho Fernando Santos um grande treinador, mas o que eu acho vale tanto como as previsões da taróloga! Parabéns Engenheiro!
PS - A sorte dá muito trabalho!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.